Dicas Para Você Planejar A Compra De Seu Imóvel

A maioria dos brasileiros tem o “sonho da casa própria”. Nós da aBlubr acreditamos que, para realizar este sonho, existem alguns pontos que devem ser observados para que este sonho não vire um pesadelo.

  • Propósito do Imóvel:

É muito importante você saber para que você deseja este imóvel:  para morar sozinho; porque irá se casar; se pretende constituir uma família com filhos; o tempo que pretende ficar neste imóvel. Esta visão do futuro o ajudará a definir o tamanho do imóvel, local, áreas de lazer, serviços opcionais, etc.

  • Planejamento Financeiro:

Se você tem um valor disponível para você comprar o imóvel à vista, em seu Planejamento Financeiro não haverá necessidade de se preocupar com financiamento, entrada, parcelas, uso do fundo de garantia. Mas se você for financiar, é importante levar em conta os itens abaixo:

– Valor a ser dado de entrada no imóvel: praticamente todo financiamento precisa de um valor de entrada. Este valor vai variar de acordo com a negociação e o tipo de imóvel. Quanto maior a entrada, menor será o valor da prestação.

– Num financiamento, quanto mais tempo você levar para pagar, maiores serão os juros e os valor a ser pago. Você pode fazer simulações de 30, 25, 20, 15 anos e verificar o valor da parcela, pois, muitas vezes, comparando um financiamento de 30 anos com um de 15 anos, este segundo pode ter uma parcela um pouco mais alta, mas um valor que você conseguirá pagar e você irá quitar seu imóvel na metade do tempo.

– Segundo especialistas, a parcela a ser paga num financiamento imobiliário não deve ultrapassar 30% da renda familiar mensal.

– Também é importante você ter uma reserva financeira para quaisquer eventualidades futuras. Sugerimos que você tenha guardado pelo menos 3 vezes o valor da renda mensal média. Isso irá te deixar tranquilo caso surja uma emergência: e emergências acontecem!

– Lembre-se: a parcela do imóvel não será sua única despesa. Deve-se considerar uma eventual reforma, pintura, mobília, condomínio, IPTU, além das demais despesas mensais que fazem parte de sua vida.

  • Documentação Necessária:

– Tenha em mãos toda a documentação necessária para a compra de seu imóvel: cópias e originais de CPF, RG, Certidão de Estado Civil, Escritura Pública de Pacto Antenupcial e seus comprovantes de renda atualizados, recibos de entrega das 2 últimas Declarações de IR. Se você for comerciante precisa apresentar Certidão de Quitação de Tributos Federais e Certidões Negativas de Protestos de Títulos, Justiça Federal, Débitos CND/ISS, ações Cíveis, Executivos Fiscais, Interdição ou Dívida Ativa da União.

 

  • Utilizando o FGTS:

– Se for utilizar o FGTS, você irá precisar apresentar os seguintes documentos: cópia Carteira de Trabalho; Extrato do FGTS dos últimos 2 anos, autorização para movimentação da conta do FGTS, apresentação de declaração que é a primeira aquisição de imóvel residencial financiado pelo SFH.

 

  • Verificação do Estado Geral do Imóvel:

– Verificação do estado geral do imóvel, quando este já estiver pronto. Muitas vezes o imóvel está “maquiado”. É interessante levar profissionais qualificados para verificar fiação elétrica, encanamentos, telhado, etc.

– Verificação da situação jurídica do imóvel: é muito importante verificar se a documentação apresentada pelo vendedor é verídica, se o imóvel está liberado para venda (muitas vezes pode fazer parte de um inventário), se está livro para morar de imediato, se as contas de água, luz, condomínio estão em dia.

 

  • Avaliação da Região e dos Arredores do Imóvel;

– É muito importante verificar a região do imóvel: passe pelo local em diferentes dias da semana e horários; converse com moradores locais e comerciantes; verifique a estrutura ao redor como mercados, escolas, parques, farmácias, etc. Isto irá ajudar para você tem uma visão mais real da localização e avaliar se atende suas necessidades

Autor: Abrão Lucas Corretor de Imóveis – CRECI 246.608-F

www.ablubr.com.br

 

 

Participe da discussão

Comparar listas

Comparar