Escolher um local para morar é a realização de um sonho; um momento de grandes movimentos que demanda tempo, paciência e um bom planejamento. Antes de escolher entre uma casa ou um apartamento, é preciso avaliar os prós e ou contras, baseando-se nas características pessoais, necessidades, projeto de vida, disponibilidade financeira, etc., independentemente de você morar sozinho ou constituir uma família.
Para te ajudar a fazer a escolha certa, abaixo vamos relacionar alguns pontos importantes para que você avaliar e fazer o melhor negócio:
Pontos Positivos de morar numa casa:
– Você tem total independência para fazer o que desejar em seu imóvel
– Quando a casa estiver em um condomínio, você deverá respeitas as normas de convivência e de construção, se for o caso, mas ainda terá liberdade para fazer a casa com a sua cara
– Uma casa sempre permite mais privacidade
– As áreas de lazer são exclusivas para você, sua família e seus convidados
-As casas tendem a ser mais silenciosas que os prédios
– Se você tiver crianças pequenas, também terá a tranquilidade de não ter vizinhos reclamando de possíveis barulhos
– Dependendo do tamanho da casa e se for um desejo seu, a casa permite ter quintal para cultivo de plantas, ter uma piscina individual, ter mais animais de estimação, etc.
Pontos a serem observados em morar numa casa:
– A responsabilidade pela manutenção será exclusivamente do morador. Uma boa opção é ter seguro residencial.
– A segurança do imóvel e dos moradores também será de responsabilidade do morador, o que inclui: alarmes, câmeras, portões reforçados, sistemas automatizados, segurança de rua, etc.
– Se você optar por uma vila, a política de boa vizinhança será fundamental para uma convivência agradável.
Pontos Positivos de morar num apartamento:
– Oferecem mais praticidade para o dia-a-dia em função da infraestrutura que oferecem
– Muitas vezes as plantas e projetos são mais práticos e funcionais.
– A estrutura de segurança costuma ser bem estruturada e o valor, como todo o resto é dividido entre os moradores. As portarias ajudam a evitar a entrada de pessoas estranhas e também ajudam a garantir a entrada do morador no prédio.
– Geralmente o zelador está apto para fazer pequenos consertos no apartamento.
– A estrutura de lazer de uma maneira geral, principalmente nos prédios mais novos é bem abrangente (vai depender de cada condomínio o estilo do prédio): piscina, playground, churrasqueira, área para caminhada, área pet, academia, salão de festas, salão de jogos, etc.
Pontos a serem observados em morar num apartamento:
– Muitas pessoas convivendo no mesmo espaço.
– Compartilhamento das áreas de lazer.
– Pouco espaço privativo dentro de casa (se você tiver filhos)
– Sempre haverá circulação de pessoas estranha a você no condomínio.
– mesmo que, numa reunião de condomínio sua ideia seja brilhante para a questão apresentada, sempre prevalecerá o que a maioria escolher.
– A convivência às vezes pode se tornar delicada, dependendo do tipo de moradores do condomínio (tem gente que implica com tudo).
Agora juntando o que você espera de sua moradia com as dicas acima, ficará mais fácil você optar por uma casa ou um apartamento.
Autor: Abrão Lucas Corretor de Imóveis – CRECI 246.608-F
www.ablubr.com.br